Siga o Blog Aqui

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

[Infográfico] Ciclo de Sono do bebê



Porque Crianças devem dormir cedo?

É cada vez mais comum que as crianças fique acordadas até mais tarde, não é mesmo?!

O sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente, seja a liberação de hormônios, seja a consolidação da memória e do aprendizado.

Dormir cedo é importantíssimo para bebês e crianças.
Quem já ouviu uma mãe ou uma vó dizer que a criança tem que dormir para crescer???
Eu sempre achei que era conversa pra boi dormir (confesso). Mas não é que é verdade mesmo!

É na hora do sono que o hormônio do crescimento é produzido, mais precisamente entre a terceira e a quarta fase do sono, no sono REM.

Como saber qual a quarta fase do sono??

Vou dar uma exemplo: Se a criança for para a cama às 21:00h o hormônio sará produzido por volta das 00:30h.
No infográfico abaixo ilustra exatamente o que quero passar:


Estudos provam que o hábito das crianças ficarem acordadas até mais tarde e que por consequência dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo, e com isso a fabricação do hormônio do crescimento cai.

Não bom que as crianças sejam muito estimuladas antes de dormir. Essa agitação pode até cansar, mas estimula mais ainda as crianças , dificultando seu sono. 

Além disso, crianças que dormem bem são mais ativas durante as aulas e tem uma ótima memória.
O hábito de ir cedo pra cama na infância trás benefícios futuros, essas crianças podem se tornar pequenos gênios por exemplo.

Para que tenha essa mudança de hábito é preciso que toda a família se adapte, do contrário dificilmente seu (sua) filho (a) irá aceitar se deitar cedo por conta da agitação da casa.

Me lembro bem de quando Sarah nasceu, o pai dela chegava da faculdade muito tarde e por consequência ela acordava e só voltava a dormir de madrugada. Como eramos pai de primeira viagem, não fazíamos ideia de que ela precisava ir para cama antes de apresentar cansaço ou que deveríamos mudar nossos hábitos para que ela tivesse um sono mais tranquilo.
No final das contas só consegui que Sarah tivesse hora certa para dormir quando já tinha 1 ano e meio. Nossa, como foi cansativo! Hoje às 21;00h ela já esta dormindo.

Com Kauê já está sendo bem diferente. Coloquei o costume de ele dormir entre 20:00 e 21:00. Hoje ele está com 5 meses, dou um banho bem quentinho, amamento e logo ele já adormece no berço com o quarto bem escurinho. 

E sabe uma vantagem nisso tudo? Sobra tempo pra nós. 😁 

"Crianças que vão para a cama cedo dormem mais rápido."

No vídeo abaixo do canal Macetes de Mãe, vai uma super dica para os bebês recém nascidos se sentirem mais seguros na hora de dormir.


Tabelinha de sonecas dos bebês, lembrando que cada bebê tem um ritmo diferente OK!


                                            Que horas as crianças vão dormir por aí??


Você tem outras dicas, outros macetes? Me conta aqui nos comentários ;)


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...